Toxina Botulínica
Muitos pacientes chegam aqui na clínica com dúvida se precisam de Botox (Toxina Botulínica), se já está na hora de começar a fazer e quais benefícios ele traz. Vamos falar disso?
O Botox (nome comercial) – ou toxina botulínica – serve para paralisar temporariamente alguns músculos faciais que causam as tão indesejadas rugas de alguns pacientes. Uma vez aplicado, ele relaxa a musculatura facial superficial, sendo utilizado principalmente para as rugas da testa, aquelas ruguinhas entre as sobrancelhas e também as que se formam ao redor dos olhos.
A partir de que idade você precisa aplicar Toxina Botulínica?
Não existe uma idade mínima nem máxima. O que eu digo aos meus pacientes é que já está na hora de fazer Botox se você já tem aquelas rugas que ficam marcadas, mesmo que você não esteja fazendo nenhuma expressão na face.
Quem pode aplicar Toxina Botulínica?
Tanto homens quanto mulheres podem (e devem) fazer botox se sentem que as rugas já os incomodam. Mas aqui vai uma opinião particular: eu gosto de fazer o Botox de forma suave, sem exageros e sem paralisar totalmente a musculatura, pois isso garante um aspecto mais natural ao paciente.
Cuidados após a aplicação
A aplicação da toxina botulínica é rápida e dispensa o afastamento das atividades rotineiras. Exige apenas manutenção periódica, ou seja, precisa ser reaplicada a cada seis meses, em média, pois o resultado não é permanente. Com o tempo, a toxina deixa de agir sobre o músculo, que volta a se contrair, permitindo novamente a formação das rugas. Vale ressaltar que o uso rotineiro da toxina botulínica ajuda na prevenção da formação de rugas permanentes, podendo já ser indicada em indivíduos jovens, com ação muscular facial muito intensa.
Algumas recomendações, como evitar abaixar a cabeça nas primeiras horas após a aplicação, deitar com o rosto sobre o travesseiro nas primeiras 4 horas e evitar esforço físico intenso no mesmo dia, levam a um melhor resultado.